Um patrimônio cultural

Accademia Italiana della Cucina – “… A cozinha é uma das expressões mais profundas da cultura de um País: é o fruto da história e da vida dos seus habitantes, diferentes de região a região, de cidade a cidade, de vila a vila. A cozinha conta quem somos, mostra as nossas raizes, evolui conosco, nos representa além das fronteiras.
A cultura da cozinha é também uma das formas expressivas do ambiente que nos envolve, junto a paisagem, a arte, a tudo isso que cria uma participação da pessoa em um contesto. É cultura ativa, fruto da tradição e da inovação e, por isso, deve ser salva e repassada. Civilização da mesa quer dizer primeiro de tudo cultura, isto é, o conjunto do uso e dos costumes, dos estilos de vida, de costumes e tradições dos homens que compartilham. E civilização do gosto, no sentido responsável ao prazer da mesa (aquele gosto capaz de requintar-se, de aperfeiçoar-se, de redescobrir sabores perdidos e de tentar o paladar também com o novo) quer dizer juntar valores que também através da mesa um povo transmite, renovando continuamente, e que constituem a identidade cultural. Salvar o sabor, então, torna se um elemento essencial para a defesa não só da civilização da mesa, mas da identidade propria de um povo…”

Academia italiana de CozinhaA “Accademia Italiana della Cucina” é uma associação cultural italiana, fundada em 1953 em Milão, que tem como finalidade tutelar a tradição gastronômica italiana e de promover e favorecer seu aprimoramento na Itália e no exterior, através de várias iniciativas, estudos e divulgações, incluindo um centro de estudos, atividades editoriais, degustações etc