
A verdadeira receita da Costoletta à Milanesa
Aproveito a oportunidade para desmascarar um mito e fazer um esclarecimento necessário: “banana à milanesa, camarão à milanesa, filé de frango à milanesa, couve-flor à milanesa, batata à milanesa, qualquer-tipo-de–comida à milanesa”, são todos pratos que em Milão não existem. No Brasil, tudo aquilo que é embebido no ovo e depois na farinha de rosca e frito é chamado de “à milanesa”, mas em Milão há apenas um prato chamado assim: a costoletta (ou cotoletta). O resto é lenda. Na verdade… (leia mais sobre a Cozinha Milanesa).
A Costoletta à Milanesa do “Kaiser”
Silvano, perito em logística de Cantù, uma cidadezinha distante 40 km de Milão, é um verdadeiro ditador na cozinha: tudo deve ser como ele diz, nada deixa livre à fantasia ou ao improviso; existe uma só maneira de cozinhar: a sua! Movimenta-se com segurança entre as bocas do fogão, dando ordens secas (quase em “alemão”) a quem esteja por perto, e relaxa apenas no final, quando o prato por ele preparado está servido à mesa. Só então se concede um doce sorriso aos comensais, prontos a degustar um de seus fantásticos pratos, e à sua ciumenta companheira, a marquesana Giovanna, que há anos mora em Roma. Silvano olha com um olhar crítico às chuletas de vitela por ela comprados e comenta, num quase-alemão: “Em Milão, não te serviriam uma carne assim tão mal cortada!”.
Ingredientes
- Chuleta (com o osso)
- Farinha de rosca
- Farinha de trigo
- Ovos
- Manteiga
- Limão
- Sal
Para dizer a verdade, na receita original, a farinha de trigo não está prescrita, mas não arrisco contraditar o “Kaiser” da cozinha, que de qualquer forma haverá de nos preparar uma ótima “cotoletta”.
Leia também a receita do “Ossobuco“, outro prato tradicional de Milão.
Receita passo a passo
- Silvano começa a bater os ovos, depois coloca farinha de trigo e a farinha de rosca em dois pratos diversos, enquanto coloca um grande pedaço de manteiga para derreter numa frigideira.
- Depois de ter ligeiramente batido os pedaços de carne de vitela, banha-os cuidadosamente no ovo batido.
- Os passa na farinha, de novo no ovo batido e em seguida na farinha de rosca.
- Quando a manteiga começa a dourar, coloca as cotolette a fritar, primeiro de um lado, depois do outro, até que fiquem crocantes.
- Serve nos pratos ainda quente, espremendo por cima algumas gotas de limão.
No final, com o prato já na mesa, o “Kaiser” se derrete num esplêndido sorriso, à espera dos elogios dos comensais.

Conteúdo
Deixe uma resposta