
A verdadeira receita da Piadina
– A rainha da gastronomia da Romanha, que melhor representa suas origens rurais, é a piadina, uma espécie de pão preparado misturando farinha de trigo e banha de porco, conhecida em todo o mundo e inserida no catálogo oficial dos produtos agro-alimentares italianos.
Ingredientes:
- 500 gr de farinha de trigo
- 100 gr de banha de porco
- 1 colher de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 250 ml de leite morno ou água
Recheios tradicionais:
- linguiças
- ervas silvestres
- queijo “squaquerone”, tipico da Emília Romagna, queijo fresco e cremoso feito com leite de vaca (pode ser substituído pelo requeijão)
Leia também: A Cozinha Romanhola e a Romanha
Quer experimentar a melhor piadina da Romanha? Clique aqui.
Preparo:
- Esparramar sobre a mesa 500 gr de farinha e acrescentar 100 gr de banha, uma colher de sal e fermento biológico ou bicarbonato.
- Misturar os ingredientes acescentando lentamente 250 ml de leite morno (ou água). Mexer bem a mistura por 10 minutos; após ela deve ser coberta com um pano e deixada em repouso.
- Após cerca de 30 minutos, dividir a mistura em sete/oito bolinhas que dever ser esticadas com o cilindro.
- Aquecer a frigideira, acrescentar a piadina mexendo-a com um garfo e girando-a de quando em quando até o cozimento completo.
- As piadine podem ser recheadas com pedaços de linguiça, com ervas silvestres ou com o queijo squacquerone, semelhante ao requeijão; se forem recheadas antes do cozimento e lacradas, assumem o nome de cassone
Gostou da verdadeira receita da piadina? Por favor compartilhe no facebook
Conteúdo
Deixe uma resposta