Salento, a terra dos Trulli e das Oliveiras
O Salento, ponta do sul da Região da Apúlia (Puglia), o calcanhar da bota italiana, estende-se entre o Mar Jônico e o Adriático, que banham suas branquíssimas praias de tanto em tanto interrompidas por esplêndidas formações rochosas. O clima seco e os invernos brandos a transformam numa meta turística para qualquer época do ano, escolhendo-se a vida balneária no verão, ou a cultural e agreste nas outras estações do ano.
Em seu interior estão Trulli e Pajare, características casas de colonos em pedra, e colinas de olivais seculares, de cujo fruto é produzido um dos melhores óleos de oliva da Itália.
Do ponto de vista cultural, ostenta cidades de prestígio, como Lecce, a Ouro Preto italiana, graças às suas inumeráveis igrejas barrocas; Ótranto, fortaleza aragonês; Gallípoli, onde estão o castelo, igrejas, antigos palácios e a fontana grega, a mais antiga da Itália, construída três séculos antes de Cristo. Na ponta mais extrema da península salentina encontramos Santa Maria de Léuca, localidade turística famosa pelas suas grutas marinhas e suas vilas oitocentescas.
Aprenda a receita de Ciciri e Tria, prato tradicional do Salento.
É uma região ainda por ser descoberta pelo turismo brasileiro; se alguém programar férias na Itália do sul, deve aproveitar a oportunidade para ficar alguns dias no Salento, dedicando o tempo ao relax e às atividades balneáreas, e à descoberta das riquezas histórico-culturais de suas cidades, não perdendo a oportunidade de dormir nos Trulli ou em antigas construções seiscentescas.
Os Trulli
No interior do altiplano de Murgia, que liga Salento com a parte norte da Puglia, encontram-se os Trulli, típicas construções em pedra, caracterizadas por uma estrutura cônica e muros muito grossos, que ajudam manter o calor, no inverno, e o frescor, no verão. A cidade com a maior concentração de Trulli é Alberobello, declarada patrimônio da Humanidade pela Unesco. Existem muitas possibilidades de hospedagem nos Trulli; nós aconselhamos Acquarossa, vila agrícola que permaneceu inalterada no tempo. É uma autêntica joia no coração do interior da Puglia, próximo à cidade de Ostuni, a poucos quilômetros do mar. A sra. Marilena e seus filhos, que administram o complexo, pensam em tudo: dos móveis antigos e do mobiliário camponês, às abundantes refeições à base de produtos naturais e fruta fresca.
Conheça a cozinha salentina e seus ótimos pratos.
Deixe uma resposta