O chef italiano que driblou a depressão
Diário Catarinense, 25/12/2018 – por Viviane Bevilacqua
Os vídeos bem-humorados que apresenta no canal Massa Nostra, no Youtube, nem de longe representam o estado de espírito e as dificuldades enfrentadas pelo seu criador, o italiano Sandro Incurvati, neste ano de 2018, certamente um dos mais difíceis de seus 61 anos de vida. Um grave acidente de trânsito sofrido no meio do ano não deixou sequelas físicas, mas foi um trauma de difícil superação. A depressão quase o derrubou. O apoio da família e dos amigos e a paixão pela gastronomia foram fundamentais na sua recuperação. O youtuber também assina o blog cozinha-italiana.net, que recebeu como subtítulo “uma fantástica viagem pela Itália através da sua cozinha”.
Nascido em Roma, Incurvati foi diretor de desenvolvimento de pessoal da IBM, na Itália, até os 48 anos de idade. Um alto executivo, de vida superatarefada e estresse no nível máximo. No início dos anos 2000 a crise financeira atingiu Europa e Estados Unidos, onde fica a sede da multinacional. Apesar disso, a organização cobrava os mesmos resultados de suas filiais espalhadas pelo mundo.
Pediu férias e resolveu viajar. Procurou na internet um lugar longe e paradisíaco. Encontrou reportagens sobre Florianópolis e gostou do que viu: uma cidade ainda tranquila, com praias belas. Era um lugar diferente de tudo o que já conhecia. Ficou 10 dias na capital catarinense, e quando voltou a Roma a IBM estava implementando um programa de demissão voluntária. Ele não pensou duas vezes. Pegou sua indenização e decidiu mudar radicalmente de vida. Veio embora para o Brasil, mas ficar parado não combinava com o seu temperamento. Pouco depois de chegar passou a contribuir com entidades ligadas à cultura e tradições italianas. Também trabalhou à distância no desenvolvimento de softwares para a prefeitura de Roma. Teve negócios em São Paulo, com uma amiga. Desde criança, porém, sua grande paixão sempre foi a cozinha tradicional italiana, cujos pratos aprendeu com a nonna e a mamma.
Incurvati chegou ao Brasil em 2005. Anos mais tarde passou a assinar uma coluna sobre gastronomia na revista ítalo-brasileira “Insieme”, publicada em Curitiba. Mas seu sonho era maior. Em 2015 começou a gravar para o YouTube vídeos bem-humorados sobre a verdadeira cozinha italiana.
“O problema é que vídeo todo mundo faz. Queria fazer algo diferente, por isso juntei informações sobre a gastronomia tradicional da Itália com o humor” conta.
Criou três personagens, os irmãos gêmeos Sandrinho (o sério) e o Procópio (o palhaço), e ainda a namorada do Procópio, a Aleluia, interpretada pela amiga Silma Therra. O blog sobre comida italiana é mais sério, mas igualmente delicioso, em todos os sentidos.
Em abril deste ano Incurvati viajou para a Itália com o objetivo de fazer várias entrevistas e gravar 20 vídeos para o seu canal e montar um curso online, ensinando como as donas de casa de todas as regiões da Itália preparam seus pratos tradicionais. Ao chegar lá alugou um carro para percorrer o país. Já tinha feito a primeira entrevista, na Capital, quando sofreu um grave acidente automobilístico.
“Eu tenho uma casa em um condomínio rural, nos arredores de Roma. Num cruzamento, com o semáforo verde para mim, fui atingido por um outro carro, que ultrapassou com o sinal vermelho. Ele capotou. Meu carro ficou destruído. Quando vejo, sai de dentro do carro um senhor de 86 anos, também sem ferimentos graves. Ele tinha saído de casa para comprar maçãs, a poucas quadras de distância. O carro que aluguei ficou demolido. Por milagre nenhum de nós teve ferimentos graves. Ele não soube dizer o que aconteceu, provavelmente sofreu um mal súbito” conta.
Incurvati diz que a sensação de impotência num momento destes é o pior de tudo. Ele tinha feito um seguro total do carro quando alugou, mas, mesmo assim, se incomodou bastante com a locadora. Mas o pior mesmo foi o trauma que desenvolveu depois. Não conseguia mais dirigir, e teve que suspender o projeto de gravar os videos. Aos poucos, foi ficando depressivo.
“Durante toda minha vida me achei autossuficiente, e depois daquele acidente tudo mudou. Tudo começou a dar para trás, tive vários problemas inclusive financeiros, e não conseguia mais me reerguer. Eu não era tão inatingível quanto me achava” relembra.
O apoio incondicional da família e amigos
Para reencontrar a saúde emocional Incurvati contou com a ajuda de muitos amigos que tinha em Roma e no Brasil.
“Comecei a enxergar uma luz no fim do túnel quando passei a mudar minha postura em relação aos problemas, não deixando que eles controlassem mais a minha vida. Agora, passados tantos meses, é que estou pegando novamente o controle da minha vida nas minhas mãos. Agora sei que é muito fácil falar em sair da depressão, mas fazer isso é muito difícil.”
Sandro voltou a gravar os vídeos para o seu canal, trazendo de volta sua verve humorística com o palhaço Procópio e o chef italiano Sandrinho. Ainda pretende gravar na Itália, mas por enquanto prefere viver um dia de cada vez, deixando os planos para o ano que vem.