Bairro Trastevere em Roma

bairro Trastevere em Roma
Vicolo della Torre, no bairro Trastevere

Trastevere, o centro do centro do mundo

. Trastevere é um dos bairros mais antigos de Roma, cujo nome significa além do Tibre. Enquanto Roma antiga se desenvolvia a Leste do rio, Trastévere foi o primeiro aglomerado urbano a Oeste, considerado inicialmente principalmente um posto avançado para controle dos ataques dos inimigos Etruscos. Graças à sua posição favorável às margens do rio, durante a época imperial desenvolveu-se rapidamente como centro produtivo e comercial, além de residencial. Mais que qualquer coisa, era um aglomerado desordenado de pequenas casas habitadas por artesãos, pescadores e comerciantes, ligado ao resto da cidade através da ponte Sublicio, da qual ainda podem ser vistas ruínas. As ruelas de Trastévere, como de resto todas as antigas ruas do centro histórico de Roma, são ainda pavimentadas com “sampietrini“, pedras de origem vulcânica de cor cinza escuro. Com o tempo, de bairro popular, transformou-se em bairro da moda, frequentado por turistas em qualquer horário do dia e da noite.

Praza Santa Maria in Trastevere

A vida desenvolve-se a partir da praça principal, onde existe a belíssima Igreja de Santa Maria in Trastevere, até o Tibre de um lado; o monte Gianícolo, por outro, o Vaticano a Norte e, a Sul, o distrito Portuense, onde eu me criei. Para um turista é fácil perder-se em seu labirinto de vielas, mas se isso viesse a acontecer também a você, não deve preocupar-se: você tem ampla gama de escolhas: tome um aperitivo no bar de São Calisto, ou experimente um excelente supplì (bolinho de arros com mussarela, especialidade da cidade) na rotisserie de Venanzio; no jantar, você pode comer uma fantástica pizza no Ivo, ou então degustar pratos típicos romanos, a preços honestos, junto ao restaurante Popi-Popi onde, servidos por gentis e simpáticos garçons, você pode provar ótimos carciofi alla giudia (alcachofra à judia), além de outros pratos típicos como os tonnarelli alla gricia, ou os bucatini alla amatriciana, ou os spaghetti alla carbonara.

Recentemente, numa quente segunda-feira de primavera, para impressionar uma minha querida amiga, jornalista francesa, levei-a para jantar no Popi-Popi; pao caseiro italiano cursoali tinha passado dia anterior para perguntar se estaria aberto segunda-feira; a resposta de Piero, um rapagão romano que trabalha faz anos no restaurante, foi a seguinte: “Aqui estamos sempre abertos, somos como um pronto-socorro!“. 😀 😀 😀
Se, ao contrário, você prefere ser insultado e ouvir palavras indelicadas, pode ir jantar em Cencio la Parolaccia (Cencio o Palavrão), onde os garçons insultam ironicamente os clientes, entre a hilaridade dos presentes.

Terá, entretanto, uma experiência inesquecível se numa segunda-feira, já tarde, for ao bar Lettere Caffè, onde poetas de rua realizam uma alegre competição de poesias improvisadas.
Enfim, turistas brasileiros que chegam a Roma: não existe apenas o Coliseu e o Papa para visitar; não devem perder tempo, vão passar duas noites despreocupadas em Trastévere, o “centro do centro do mundo“.

Leia também: a cozinha romana.

Mapa de Trastevere
Mapa de Trastevere

Gostou do bairro de Trastévere? Por favor compartilhe o artigo no facebook

 

3 Comments

  1. A foto que abre o post não é no Trastevere, é a Via de San Simone, à via dei Coronari no Centro Histórico…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*