Abruzos

Abruzos-Lago-de-Scanno
As fotos são de Giorgio Di Cesare, fotógrafo italiano

As belezas dos Abruzos

Abruzzo 1Natureza exuberante e incontaminada, vilarejos medievais encantadores, gastronomia sem igual, antigas tradições preservadas,  são os pontos fortes de uma das regiões mais lindas da Itália central, mas no mesmo tempo menos conhecida ao turismo brasileiro, apesar estar a só uma hora de carro de Roma.

Atravessada pela cordilheira dos Apeninos, é a região italiana que tem o número mais alto de parques naturais, entre os quais o Parque Nacional dos Abruzos, com seu urso “marsicano”, e o Parque do Gran Sasso, com o Corno Grande que, com os seus 2912 metros de altura, é o pico mais alto da Itália central, de onde, nos dias ensolarados, se pode enxergar os mares de ambos os lados da Itália.

xp15639
Corno Grande, com seus 2912 m é o pico mais alto da Itália Central – Foto de Giorgio Di Cesare

Entre as cidades históricas mais famosas, citamos Áquila, parcialmente destruida no terremoto de 2009, com a Catedral de Santa Maria di Collemaggio; Sulmona, repleta de igrejas e monumentos medievais e renascimentais; Atri, um dos centros historicamente e artisticamente mais representativo da Itália do centro-sul. A cidade de Téramo se destaca pela sua gastronomia entre as mais ricas e tradicionais da Itália inteira.

Merecem menção de honra Rocca Calascio, cujo sobraram só as ruinas, e Rocca Scalegna, onde um antigo castelo domina o vilarejo do alto de uma rocha.

A festa tradicional que atrai turistas de todo o mundo é a procissão das serpentes, no vilarejo de Cocullo, de 300 habitantes, onde os devotos veneram São Doménico, colocando em cima da estátua dele muitas serpentes de tamanho bem grande, carregando-a em procissão pelo vilarejo…leia mais sobre a Procissão das Serpentes.

Adentrando nos caminhos de montanha da região, encontramos um território simples, rude, pedrento, onde, por séculos, os pastores e os agricultores inventaram a arte da sobrevivência, satisfazendo-se com o muito pouco que possuíam. Segundo as lembranças de minha mãe, filha de pastor abrucês, a cozinha era caracterizada sobretudo por produtos ovinos e caprinos, como queijos, ricota e carne. Descubra a cozinha dos pastores dos Abruzos.

As recordações da vida pastoril e das emoções de um tempo nas montanhas dos Abruzos, encontram-se frequentemente em muitas das poesias da poetisa Raffaella del Greco… 

2 Comments

    • Pollutri cidade muito linda, e antiga. O vilarejo onde nasceram meus pais fica a uma hora e meia de carro. Irene, um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*